"Qualis Livro"
“Qualis Livro” diz respeito a uma classificação apresentada na Proposta de Classificação de Livros: Grupo de Trabalho “Qualis Livro” elaborada pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Neste sentido, a Editora Ecodidática prima por publicações de obras acadêmicas que possam contemplar os requisitos necessários para que os livros publicados se enquadrem no nível mais elevado possível de classificação.
Aspectos apresentados na proposta "Qualis Livro"
A escala de avaliação dos livros deve ser comparável à de produtos técnicos e artísticos, envolvendo cinco níveis, respeitando-se a seguinte ordem:
- L1 (elevada qualidade), L2, L3, L4 e L5 (menor qualidade).
- LNC (não classificado seria atribuído a possíveis itens incluídos pelos Programas, mas que não atendem os requisitos que definem um livro, podendo ser cartilhas, material didático etc).
Indicadores a serem utilizados
Há três quesitos de avaliação, cada um deles composto por um conjunto de indicadores a se utilizar para a avaliação dos livros:
1. O primeiro quesito refere-se às características formais da obra extraídas das informações prestadas pelos Programas sobre cada obra, ou extraídos dos dados bibliográficos enviados à CAPES.
2. O segundo quesito engloba um conjunto de indicadores indiretos de qualidade decorrentes do exame da obra em si.
3. O terceiro quesito envolve indicadores de avaliação direta de qualidade para as Áreas que, preferencialmente, mantiverem a leitura completa da obra como elemento do processo de avaliação.
Compõem o Quesito I os indicadores formais da qualidade do livro:
Aderência à área de avaliação e perfil institucional estratégico do PPG (cuja resposta negativa poderá atribuir o conceito LNC)
- Idioma (nacional, estrangeiro, multilíngue)
- Tipo de Editora
- Financiamento
- Conselho Editorial
- Informações sobre os autores
- Parecer e revisão por pares
- Índice remissivo
- Vínculo com a linha de pesquisa
A esses indicadores, podem ser atribuídos pontos adicionais, na forma de bonificação acrescida ao total de pontos da obra, a:
- Premiação
- Indicação como obra de referência por Sociedades Científicas e/ou Profissionais
- Tradução da obra para outros idiomas
Compõem o Quesito II um conjunto de indicadores indiretos de qualidade do livro, que exigirá dos avaliadores o exame da obra completa ou, no mínimo, de parte fundamental dela. Neste caso, o grupo de trabalho propõe os seguintes indicadores:
- Natureza do Texto (valorização de produção científica)
- Leitor Preferencial (nível de complexidade do tratamento dos temas)
- Origem da obra (indicador da rede articulada de produção de conhecimento)
Para as Áreas que, preferencialmente, mantiverem a leitura completa da obra como elemento do processo de avaliação substantiva do conteúdo, sugere-se acrescentar os seguintes indicadores, componentes do Quesito III:
Inovação
Classificam-se como obras inovadoras aquelas que apresentam originalidade na formulação do problema de investigação, caráter inovador do objeto, da formulação teórica e da metodologia adotada e contribuição renovadora para o campo do conhecimento, para aplicações técnicas e/ou sociais. Originalidade na formulação do problema de investigação; caráter inovador da abordagem ou dos métodos adotados; contribuição inovadora para o campo do conhecimento ou para aplicações técnicas.
Relevância
São consideradas relevantes as obras que apresentam consistência teórica e crítica, coerência e integração dos conceitos e da terminologia utilizada. Contribuição para o desenvolvimento científico da área; contribuição para a resolução de problemas nacionais relevantes; atualidade da temática; clareza e objetividade do conteúdo no que se refere à proposição, exposição e desenvolvimento dos temas tratados; rigor científico (estrutura teórica); precisão de conceitos, terminologia e informações; senso crítico no exame do material estudado; bibliografia que denote amplo domínio de conhecimento; qualidade das ilustrações, linguagem e estilo.
Impacto
São consideradas obras de potencial de impacto aquelas que contribuem para o desenvolvimento científico e cultural e para reflexão crítica sobre questões nacionais e internacionais. Considera-se também como potenciais indicadores de impacto: obras com circulação e distribuição prevista; língua da publicação; tradução, reimpressão ou reedição; possíveis usos no âmbito acadêmico e fora dele, resenhas, citação em editais e/ou referências de componentes curriculares, entre outros.
O primeiro elemento para a inserção de um livro na Plataforma Sucupira é o ISBN. É fundamental que só possam ser incluídos ISBNs existentes e que, ao fazê-lo, todos os dados descritivos da obra sejam recuperados.
O novo sistema de avaliação de livros deve incorporar uma nova funcionalidade: a inserção, em PDF, de partes das obras, dentro dos limites legais, para que a auditoria e exame da mesma não precise do envio da obra física para uma biblioteca de referência. Essa será uma melhora substancial no processo de avaliação, permitindo que ele seja realizado por uma comissão cujo trabalho, em parte, pode ser feito à distância. Cada programa deverá anexar arquivos contendo as informações que permitam a avaliação do livro. A não inserção de tais arquivos inviabilizará a avaliação do livro.
- Capa e contracapa
- Índice remissivo
- Prefácio / introdução
- Sumário
- Conselho editorial
- Carta se teve revisão por pares
- Apresentação / informações dos autores
- Premiações
- Ficha bibliográfica
- Financiamento, com inclusão de carta comprovando financiamento ou trecho do livro
- Duas páginas iniciais de cada capítulo (no caso de coletânea) ou duas páginas do capitulo inicial e do capítulo final (no caso de obra completa)
Em relação aos indicadores do Quesito I, é fundamental verificar se o item atende os requisitos para a sua classificação como livro, a saber:
- ISBN (ou ISSN, para obras seriadas)
- Mínimo de 50 páginas (segundo definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT)
- Publicação por editora pública ou privada, associação científica e/ou cultural, instituição de pesquisa ou órgão oficial
- Ficha catalográfica ou conjunto similar de informações
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Proposta de classificação de livros do Grupo de Trabalho “Qualis Livro”. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/12062019-proposta-de-classificacao-de-livros-gt-qualislivro-pdf/view. Acesso em: 24 jul. 2022.
Atualizado em 19 de março de 2024.